terça-feira, 17 de junho de 2008

Exercite seu lado esquerdo frontal do cérebro

Samuel Samways Kulchetscki

Pesquisas indicam que a felicidade não é obtida somente por conquistas profissionais, dinheiro e fama. Muito mais determinantes que essas coisas, para a felicidade, é a capacidade de contolar a própria vida, ter bons relacionamentos e acima de tudo, pasmem, nascer com uma pré-disposição genética para ser feliz.


Desde Platão e Aristóteles, se acreditava que o contentamento dependia de levar uma "vida boa", virtuosa e, por isso, satisfatória. Para outros grupos antigos e pensadores estóicos, tais como Sêneca, ou as tradições da ioga jnana, na Índia, o correto seria uma vida de reclusão em busca da paz interior, em que seus praticantes abririam mão de suas famílias, casas, propriedades e carreiras a fim de buscar a sabedoria e, com ela, a verdadeira felicidade.
Tais estratégias não tem muito significado se levarmos em conta o fato de já não vivermos mais em situações como a dos antigos, em que lhes eram negadas direitos basicos como o livre arbítrio.
Refugiar-se em um lugar afastado da autoridade brutal e dos desejos privados de reis e governantes tirânicos pode parecer uma boa idéia e até trazer felicidade, mas essa não é nossa atual situação. Hoje temos a capacidade de decidir, por nós mesmos, o que alguns chamariam de as três maiores decisões do homem: onde viver, o que fazer e com quem casar. Para os antigos essas decisões eram feitas por outros, praticamente no momento de seu nascimento. Os gregos por exemplo, citados anteriormente, viviam onde nasciam, herdavam a profissão de seus pais e casavam de acordo com as designações de castas e religião. Hoje logo que se nasce os pais tem que fugir por dar o calote no aluguel; não se herda profissão dos pais pelo fato de já estarem falidos há eras; e casamento, bem, esse ainda se corre o risco de ter uma tia casamenteira que te força a conhecer aquela filha de uma comadre. Por isso não se pode confiar 100% nas filosofias gregas sobre a felicidade.
Vejam, com essa liberdade de escolha, única de nossa época, podemos afirmar que pela primeira vez temos a felicidade em nossas mãos. O único problema é que o cérebro humano está pateticamente mal equipado para decidir o que fazer a fim de obter a máxima felicidade. Somos apenas animais cujos cérebros conseguem imaginar o futuro e vamos manter esse diferencial até que um chinpanzé chore porque está chovendo e terá sua chapinha destruida, ou sorria ao lembrar das férias de verão e daquele cruzeiro maravilhoso do ano passado. Essa capacidade de imaginar o futuro pode ser uma vantagem, mas também um fator de frustração. Estudos psicológicos recentes demonstraram que a percepção do controle sobre a própria vida torna as pessoas mais felizes. Em um estudo famoso, dois grupos de moradores em casas de repouso receberam benefícios adicionais - plantas em seus quartos, filmes exibidos uma vez por semana -, mas sob condições diferentes. Um dos grupos podia escolher as plantas e decidir em que noite o filme seria exibido; o outro não. Passados 18 meses, o grupo com mais controle demonstrava saúde melhor e metade do índice de óbitos do outro grupo.
De maneira semelhante, ficou provado que relacionamentos fortes reforçam o sistema imunológico, prolongam a vida (por mais tempo que abandonar o fumo), aceleram a recuperação depois de cirurgias e reduzem o risco de depressão ou de distúrbios relacionados à ansiedade. O distanciamento certamente parece um caminho bem menos seguro para a felicidade, em comparação.
Mas a informação mais surpreendente, e talvez desanimadora para alguns, que os estudos científicos nos trouxeram é a de que a felicidade aparentemente demonstra surpreendentes traços hereditários. Os pesquisadores acreditam que entre 50% e 80% da variação entre os diferentes médios níveis de felicidade que as pessoas ostentam pode ser explicada por seus genes, e não pelas experiências de vida pelas quais elas passam. Os níveis de felicidade podem ser verificados por meio de mensurações eletrônicas da atividade cerebral (as pessoas felizes têm mais atividade na parte frontal esquerda do cérebro, enquanto a atividade cerebral das pessoas infelizes é mais intensa na parte frontal direita).
Tomemos por exemplo o caso das chamadas "gêmeas risadinhas", Barbara Herbert e Daphne Goodship. Ambas deixaram a escola aos 14 anos, conheceram seus futuros maridos aos 16, sofreram abortos ao mesmo tempo e mais tarde tiveram, cada qual, dois meninos e uma menina. As duas tinham medo de sangue, tomavam café frio e tinham o hábito de esfregar o nariz com a palma da mão. Nada disso seria motivo de espanto se não soubéssemos que foram separadas ao nascer e só vieram a se conhecer aos 40 anos de idade e compareceram ao encontro usando roupas muito parecidas. Ambas tinham personalidades notavelmente felizes, e o hábito de cair na risada sem conseguir completar a sentença. Pode se dizer que elas "ganharam na loteria do córtex", porque tinham mais atividade no córtex frontal esquerdo de seus cérebros, o que faz delas "canhotas" em termos de atividade cerebral e, portanto, menos sujeitas a ansiedade e mais capazes de se recuperar de experiências negativas, da infância em diante.
Agora, nós que temos o conhecimento do Evangelho Eterno, temos uma vantagem, com respeito à felicidade, muito maior que todas as outras pessoas, tenham elas nascido com ou sem o lado esquerdo frontal do cérebro super avantajado. Realmente temos o direito de sorrir em todos os momentos, de saber contar as bençãos em momentos tristes e assim nos alegrarmos muito.
Portanto é inaceitável o mau humor entre os Santos. Tomem o nosso Profeta, Thomas S. Monson, como exemplo, até no Funeral do Pres. Gordon B. Hinckley ele tinha boas histórias para contar, trazendo recordações agradaveis e divertidas. Dúvido que os ranzinzas, que adoram andar sempre com um balde de água fria, teriam coragem de criticá-lo e dizer que suas anedotas são de mal gosto por serem ditas em momemtos reverentes e sagrados. Pra essas pessoas vai uma informação mais importante que todas essas pesquisas citadas acima: RIR É DIVINO E, PORTANTO, SAGRADO.

Mesmo assim resolvi fazer uma adaptação naquela foto do "torcedor europeu" para todos os carolas que acharam um "escândalo".




Se ainda assim vierem falar que está muito fora dos padrões, sugiro que peguem o baldinho com água fria e tomem um bom banho. Por caridade (adoro cacofonias).

A farsa na festa “farsa”, sô!




Como forma de animar e informar da festa junina do Instituto São Lourenço do próximo sábado dia 21, resolvemos usar do instrumento vale a pena ler de novo, e colocamos a matéria com a cobertura da festa do ano passado feita pela revista MAS QUE COISA.




A farsa na festa “farsa”, sô!




Por Samuel Samways Kulchetscki



Curitiba, 16 de junho, sede do instituto São Lourenço. As estrelas brilhavam notavelmente. O dia anterior havia marcado o início da lua nova, a fase tímida da lua, dando assim destaque ao brilho telestial. Mas dessa vez não foi timidez a razão da Selene grega ter privado os simples mortais do brilho de sua face, mas sim vergonha. Vergonha da cena pavorosa presenciada na comunidade do MAS.


Um grupo de jovens, com seus dentes enegrecidos, roupas remendadas e caras pintadas, invadiu e tomou conta do prédio. Bandeiras de língua partida puderam ser vistas por toda parte. Como uma quadrilha organizada, desfilavam de mãos dadas, ao redor da fogueira improvisada com objetos do instituto como combustível. Gritos primitivos – iiiiha e arriê – silvaram por toda volta. Não se tratava de uma manifestação dos estudantes curitibanos, tampouco uma invasão do MST, mas sim, de algo cuja periculosidade chega a ser incomensurável: uma festa junina do MAS (temido grupo dos membros adultos SOLTEIROS).


O que para muitos poderia ter parecido uma inocente brincadeira tradicional, foi, na verdade, uma engenhosa operação militar camuflada com o pretexto folclórico de São João. Pode parecer apenas paranóia ou simples fã clube da teoria da conspiração, mas de que outra forma se explicaria o pacotinho de amendoim no pau de sebo? É de conhecimento geral que o prêmio, tão almejado, concedido ao bravo escalador, deve ser no mínimo... bem, almejado! Ao invés disso, a única coisa que o pobre infeliz ganhou foi, além de uma farpa na mão e o apelido de Delícia (depois de toda aquela manteiga no corpo), um pacote com sementes comestíveis. Isso é um óbvio treinamento do “soldado esquilo”: treinado para subir em árvores e funcionar como batedor. O que a mente maquiavélica por traz dessa festa não suspeitava é que se suspeitaria do suspeitável prêmio...


Outro fato revelador foi a falsa barraca do beijo e seus beijos falsos, um óbvio chamariz de novas militantes. Iludidas ás centenas, nossas pobres moças desesperadas fizeram fila em frente não houve beijo molhado algum, algo totalmente contrária a natu-reza do galã.

Alguns poderiam argumentar que as acusações são infundadas, exageradas, de caráter duvidoso, resultantes de um repórter com mente desvairada, espampanante, pitoresca, escalafobética, mirabolante e legal. Mas uma declaração como esta seria ainda mais infundada, a não ser, é claro, pelo legal. Além do mais, se não houve realmente uma engenhosa operação militar, a festa junina serviu como pretexto para a queima de todos os objetos indesejados do Instituto. O irmão Paulo demonstrou tendências piromaníacas e não conseguiu refrear seus impulsos queimando galhos, lixo, cabelos do ralo, materiais de limpeza e o casal Nhô Rei Noé e Nhá Joana D’arc (calma, eram os bonecos). Quando o combustível acabou, o irmão Paulo passou a incentivar inocentes jovens a pularem a fogueira e a cada pulo bem sucedido, uma expressão de desapontamento pôde ser vista em seu semblante. Ao ser indagado sobre o assunto, ele afirmou que o motivo do fogo permanecer sempre vivo foi o consumo excessivo de pinhão.


Uma coisa é certa, no fim da noite, em lugar das estrelas, a fumaça enegreceu o céu, transformando o já triste telestial em puras trevas.□

(Matéria da edição de número 4 da Revista MAS QUE COISA de junho de 2007).

Então não esqueçam no próximo dia 21.06 depois da aula das 17h30, grande festa junina no Instituto São Lourenço.

sábado, 14 de junho de 2008

Feliz dia do MASS


Se você não teve o que comemorar na ultima quinta-feira, hoje é o seu dia!

Dia do Membro Adulto Solteiro Solteiro.

Vá para o Instituto alegre e feliz, faça bons amigos, dance forró, cante no karaoque... Tem muita coisa boa para um Membro Adulto Solteiro Solteiro fazer no seu dia. Há não esqueça de dar os parabéns para os seus amigos MASS, pois eles também merecem esse reconhecimento.

Agora espero que você não se acostume com essa data, pois esperamos que ano que vem você esteja comemorando alguns dias antes, e antes que algum zero um engraçadinho venha criticar, a equipe MAS QUE COISA também está comemorando essa data hoje.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Feliz dia dos Namorados


Feliz dia dos namorados para os que podem comemorar...
Já se você não tem namorado(a) não sinta-se mal, pois seus problemas acabaram. A Equipe MAS QUE COISA que está sempre querendo te ajudar criou o dia do MASS (dia do membro adulto solteiro solteiro), ele será comerado no próximo sábado dia 14 de junho.
Se você estava desanimado pensando que não teria nada para comemorar, sábado é o seu dia, dia de se animar. Quem sabe você estando bem feliz no seu dia tão especial, não acaba conhecendo alguém interessante e ano que vem comemora alguns dias antes?

terça-feira, 10 de junho de 2008

Instituto o que?




Como parte das festividades do final de semestre no Instituto São Lourenço foi comemorado no ultimo sábado a festa dos aniversariantes, uma festa bem animada com bolo, aquele suco energético, parabéns, música e muita gente...

Agora o que chamou atenção mesmo de todos os presentes foi o bolo, não se sabe se foi um ato falho ou uma campanha de marketing, mas o nome do instituto veio diferente no bolo.

Será que está surgindo um novo Instituto?

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Exaltação a beleza da mulher SUD brasileira

por João AR Glovatiski


Olhem bem para essa foto do coral que cantou durante a cerimônia de colocação da pedra de esquina do Templo de Curitiba na manhã do dia 01 de junho, esse coral é composto na sua maioria de jovens dos institutos São Lourenço e Portão.

Com essa pequena amostra, que representa os muitos jovens que freqüentam os institutos, podemos ver que temos belas moças a nossa volta, que possuem boa educação, padrões elevados, inteligência e beleza física sim. Sei que muitas delas estão comprometidas, mas como disse antes elas são apenas um exemplo das muitas e belas moças que estão freqüentando as classes e festas dos institutos.

Tenho visto muitas moças reclamando ao blog MAS QUE COISA que os rapazes estão acomodados demais e que não tomam nenhuma atitude e muitas dizem que já estão perdendo a esperança com os rapazes da Igreja.

Gostaria de levantar a discussão a respeito disso e saber o que está errado e que pode ser feito para que possamos mudar essa situação?

Essa é uma boa oportunidade de vocês moças e rapazes serem ouvidos e compartilhar seus sentimentos, comentem esse texto, não precisa se identificar, basta colocar como anônimo, o que é importante são suas idéias.


Agora com relação à beleza dos rapazes, prefiro não fazer nenhum comentário, primeiro porque não entendo desse assunto e segundo porque estava presente no coral e minha modéstia me impede de fazer qualquer comentário. hehehehe.

domingo, 8 de junho de 2008

Serão Messenger


Com o advento da informática e da internet surgiu no mundo uma nova geração de jovens, aqueles que são viciados em tecnologias e passam boa parte de seu dia conectados na rede mundial de computadores.

A internet é uma ferramenta maravilhosa, o Presidente Uchtdorf na ultima conferencia disse: “ (...) Essas novas tecnologias permitem que a mensagem do evangelho seja divulgada em todo o mundo. Os websites da Igreja são um bom exemplo de como a tecnologia pode ser usada como um maravilhoso recurso de inspiração, auxilio e aprendizado, ela pode ser uma benção para vocês (...). Mas tomem cuidado. Essas mesmas tecnologias podem permitir que influencias malignas entrem em seu lar. Essas perigosas armadilhas estão à distancia de um clique do mouse. (...) Liahona, maio 2008, pg59.

Pensando numa maneira de ajudar os jovens do MAS a encontrarem uma opção segura a mais na internet, a Equipe MAS QUE COISA criou o Serão Messenger. Já que você vai ficar muito tempo conectado na net, por que não trazer os membros da Igreja para perto de você, conversar coisas edificantes e outras nem tanto, mas a idéia é estar mais proximos das pessoas que tenham nossos padrôes, duvido que falando com um irmão ou irmã da Igreja você vai querer entrar em sites pornográficos?





Normalmente o Serão Messenger começa domingo a noite, quando os jovens já sem nenhum compromisso na Igreja, buscam contatos com outros na net, não é raro ver muitos de vocês on line nesse horário.

Para ajudar vocês a diversificarem a freqüência em seus "serões domingueiros" a Equipe MAS QUE COISA, pensou nesse formato para vocês divulgarem seus endereços do MSN e assim aumentar seu ciclo de amigos, basta postar uma mensagem colocando o seu endereço de MSN e esperar ser adicionado, e claro passar de tempos em tempos para pegar novos contatos para sua lista.

sábado, 7 de junho de 2008

Presidente Monson com o Vice-Presidente José Alencar

No final da tarde de 2 de Junho, o vice-presidente José Alencar, que na ocasião estava como presidente da República em exercício devido a uma viagem internacional do presidente Lula, recebeu o Pres. Thomas S. Monson, acompanhado do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, os Élderes Charles Didier e Ulisses Soares, da Presidência da Área Brasil, Élder Ronaldo da Costa, Setenta de Área, além do irmão Moroni Torgan, amigo de Alencar.

Na ocasião, Pres. Monson falou a respeito dos membros da Igreja e de sua vocação em ajudar aos mais carentes, especialmente em casos de calamidade. Ele citou que quando acontecem enchentes ou terremotos em algum lugar do mundo, a Igreja é uma das primeiras a chegar com ajuda. 'Nosso povo faz isso com amor e boa vontade. Queremos ajudar ao próximo', disse o Pres. Monson. Alencar informou que já tinha conhecimento da Igreja e que agora os laços entre o Governo Federal e a Igreja tornam-se mais fortes.


Logo no início da audiência, o Pres. Monson presenteou o presidente com uma estátua que simboliza os laços da família, um quadro com 'A Família - Proclamação ao Mundo' e um CD do Coro do Tabernáculo. 'A família é a base de tudo. Poderíamos ter uma sociedade menos violenta e com valores mais elevados se todos os pais cuidassem bem de seus filhos', afirmou Alencar. 'Eu concordo. Na Igreja damos muita atenção à família e esta proclamação resume o que pensamos sobre a importância dos laços familiares e do casamento', acrescentou Pres. Monson.



Alencar falou do momento positivo que vive o Brasil citando: 'Em nossa bandeira lemos: Ordem e Progresso. Precisamos ensinar nosso povo as virtudes da riqueza e do lucro dentro da lei. Não podemos gerar bem-estar à população na pobreza. Ser pobre não é uma virtude. Podemos ser virtuosos com a prosperidade.', defendeu enfaticamente o presidente em exercício. Pres. Monson apresentou o Élder Nelson como um cirurgião cardíaco renomado. Alencar falou com ele sobre suas 2 cirurgias no coração feitas nos Estados Unidos, citando o nome do médico, o qual Élder Nelson conhecia.


Na saída, o vice-presidente José Alencar, que tem passado por desafios de saúde, solicitou ao presidente Monson que fizesse uma oração. Esse foi um momento especial para os presentes - ouvir o Pres. Monson orar pelos que dirigem o Brasil e pelo povo brasileiro, pedindo ao Senhor que protegesse o país e fizesse o povo prosperar em retidão. Após a longa e tocante oração, havia um sentimento de gratidão entre os presentes.



Postado por Anup Anand

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Atividades MAS QUE COISA

Vai acontecer um super baile de Forró na capela do portão dia 28. Vai ter uma banda muito legal e parece que o negócio vai ser grande mesmo. Então pra preparar a galera, estamos organizando umas oficinas e forró. Serão algumas aulas pra poder sair do monótono dois pra lá, dois pra cá.
além disso será uma ótima desculpa pra se encontrar depois do instituto.
as oficinas acontecerão no instituto do portão ás 19:30. Dias 07, 14 e 21.











quinta-feira, 5 de junho de 2008

Utilidade Publica



Bom dia. Passado o evento, vamos ver o que sobrou:


Foram entregues alguns documentos extraviados

Tenho duas certidões de nascimento em nome de:
Adriana da Silva Matano
Adriano da Silva Matano
são gemeos e junto uma RG em nome de FATIMA RODRIGUES DA SILVA MATANO
que é a mãe.
Não tem nada mais que possa identificar de onde são, pela idade são crianças da primária, então mande o e-mail para seus contatos nas estacas e se indentificarem avise que estão comigo.

Caso você conheça esses irmãos, deixe um recado que encaminharemos para o irmão Edgar que está com os Documentos.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Celebração: do Pinhão aos Gases



CELEBRAÇÃO TEVE DE TUDO,
MENOS A ARAUCÁRIA.
Dr. Urinei Pacheco

Depois de muitos meses de preparação exaustiva, ensaios infindáveis e, pra quem só estava assistindo, muita briga pra achar um bom lugar, uma simples frase iniciou a tão esperada celebração - Let the Show Begging. Em seguia o sempre bem humorado Profeta Thomas Spencer Monson fez um gesto com a mão que muitos interpretaram como um “pump it up” (pra alguns era um the roof, the roof, the roof is on fire), mas que na verdade queria dizer: segura a chuva aí em cima por favor. E parece que funcionou, pelo menos até o finalzinho da celebração. Mas nem chuva nem o frio, nem um ataque de bixigas amarelas seriam capazes de desmotivar essa turma do barulho, afinal, the show must go on (tradução: onde achou mastigou).

Não se enganem. A serenidade e confiança, de muitos, de que a chuva tardaria a cair, não foi por causa da fé, mas sim devido fato de muitos terem já assistido à versão pirata do vídeo da celebração, lançado muito antes na Internet.

Para os que não visitam esses blogs piratas, a celebração foi uma grande novidade, um verdadeiro espetáculo. Definida por um espectador como “uma confusão muito legal”, o mega show teve direito a cantores de ópera com microfones Sand e Junior, telões com vários closes de narinas diversas, coralistas à lá Britney Spears e seus playbacks, lenhadores super fortes, colhedores de alface, além de milhares de mulheres com muitos panos, cada um dançando bonito no seu quadrado. Mais mulheres entraram com mais panos, bandeiras, representando os povos que imigraram para o Brasil: italianos, alemães, japoneses, mexicanos (mexicanos¿), etc.

Só não fomos agraciados com a presença da Araucária, que sentiu-se mal nos bastidores e teve de ser carregada por muitos homens, nada desajeitados, para trás do palco a fim de se recompor. Infelizmente não se recompôs e o tema “Do pinhão à Araucária” teve de ser substituído pelo plano B. Se utilizando de muitos Gases e mãos, digo, balões amarelos, uma homenagem ecumênica foi feita a uma celebridade de outra denominação religiosa.

Outro significado pôde ser percebido no gesto carinhoso de se soltar borracha, impossível de se decompor, na atmosfera terrestre. Alguns entenderam que os balões dispersos simbolizavam as ovelhas perdidas e os que se afastam do evangelho. Sendo assim, o único balão que não se perdeu foi aquele que um ex-missionário roubou da mão de uma criança e guardou até o final da celebração.



Entre outras peculiaridades um fato chamou a atenção na arquibancada superior. Um americano californiano caucasiano, talvez um desses imigrantes (quem sabe¿), resolveu, pular três fileiras, sobrevoando outros irmãozinhos, que só foram perceber o perigo pelo qual passaram quando este mesmo americano quase continuou seu vôo em direção oposta a dos balões. A torcida foi à loucura, mas não foi dessa vez. Ele fingiu não ter machucado nada e saiu mancando normalmente em direção ao... sabe se lá o que era tão importante para o salto ornamental.

Talvez o acontecimento mais bizarro de todos tenha ocorrido durante os ensaios da tarde e a montagem do cenário no campo, quando um redator europeu da revista MAS QUE COISA, em uma tentativa desesperada de divulgar o BLOG, invadiu o campo em seus trajes de banho (banho de chuveiro). Ele foi gentilmente conduzido pela polícia para a ambulância de plantão. Não se sabe exatamente a identidade do nudista, mas alguns suspeitos foram levantados. Por amor a este jovem revolucionário, seu nome não será divulgado, apenas sua foto e seu orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6991716818347918280


Só ficamos com saudades mesmo da Araucária, mas vocês sabem como é, vão-se os pinhões mas ficam-se os gases.

domingo, 1 de junho de 2008

A Celebração foi um Show



Quem esteve presente ontem na Baixada ou assistiu em alguma capela pode se emocionar com o belo espetáculo apresentado pelos membros do distrito do templo de Curitiba.

Com o tema do Pinhão a Araucária o espetáculo que celebrou a construção e dedicação do Templo de Curitiba contagio o publico presente na noite congelante de Curitiba. Nossa equipe de jornalistas como não poderia faltar estava presente na platéia, no palco, dançando e balançando a bandeira do templo no final do espetáculo.

Como hoje é domingo, não terminamos ainda de fechar a matéria especial sobre a celebração, na verdade é que ta todo mundo cansado mesmo, pois tivemos que acordar bem cedo para a dedicação do templo.

Aguardem que em muito breve vocês poderão saber o que só a equipe MQC viu.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Tirinhas MQC


Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Tem vezes que é melhor ser anjo mesmo





Anup Anand (também conhecido como Sai Pum) e Raquel Fonseca, um casal perfeito, feitos um para o outro, exibem seu primeiro filho Rãnup Anand (tomara que seja o único, coitado).


...é por essas e outras que, às vezes, o MAS deve continuar.









Foto: Samuel Samways e Anup Anand

terça-feira, 27 de maio de 2008

A festa está acabando



por João AR Glovatiski

Depois de quase um ano de preparativos e ensaios pudemos apurar que existem dois grupos de membros em Curitiba e região com relação à celebração e dedicação do templo:

O primeiro é daqueles que estão totalmente esgotados física e emocionalmente e que não vêem a hora das celebrações terminarem para ver se o ano começa efetivamente. (Nesse grupo se encontram os casados, lideres, os que estão namorando firme, entre outros);

O segundo onde se encontram a grande maioria do membros adultos solteiros, são aquele que já estão ficando com saudades dos agitos nos ensaios, sejam eles no Cindacta, Circulo Militar, Ala 2, Portão, Boqueirão e Baixada.

Normalmente os ensaios são aquela ótima oportunidade para conhecer pessoas novas, se aproximar de outras, fazer novos amigos e claro muita “azaração”. Os estatísticos da Faculdade MAS QUE COISA depois de muito trabalho, cálculos complicadíssimos com esperança matemática, variância, covariância, desvio padrão e correlação, chegaram a conclusão de que os namoros foram muitos.

Se você é um desses que ensaiou mais xavecos do que as danças, cantou bastante, mas não apenas os hinos do coral, não se desespere ainda há mais algumas oportunidades para você mostrar todo o seu talento, pois ainda tem dois ensaios um na sexta e outro sábado na baixada.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Quanto custa o Amor Eterno?




por Samuel Samways


- E aí colega. Tô procurando amor, tem aí?

- Opa, claro, tem vários, qual você quer?

- Eu to procurando amor verdadeiro.

- Víx. Não vai ter desse por aqui não. Aliás, vai ser bem difícil de encontrar. Eles pararam de ser fabricados faz tempo.

- Puxa, eu queria tanto. De tanto ouvir falar disso, nas músicas, novelas e poemas, achei que fosse algo comum.

- É tudo menos comum, acontece só de vez em quando. Eu mesmo, com tantos anos de experiência nesse trabalho, não vi mais do que umas três ou quatro vezes. Estou até surpreso que tenha pedido por isso, não tem muita, ou quase nenhuma procura por amor verdadeiro esses últimos tempos. O máximo que me aconteceu esses dias foi um tal de Frejat procurando um amor muito cheio de exigências, mandei ele ir procurar na lua.

- Mas assim você me desencoraja de procurar um amor.

- Desculpa meu jovem, mas como vendedor tenho que deixar bem claro que não posso garantir que fique cem por cento satisfeito com o amor, ainda mais por não ter aqui o tal do verdadeiro. Mas tenho muitos outros modelos, vale a pena conferir. Olha, eu tenho esse aqui, modelo antigo, mas sai muito ainda: Amor Platônico, é bem econômico, não precisa levar pra jantar, comprar presente no dia dos namorados, só precisa ficar olhando de vez em quando e de longe. Vai querer¿ é ótimo pra pessoas tímidas.

- Não obrigado, já tive muitos desses. Queria algo mais intenso, mais palpável.

- Ah, deixa eu ver... narcisista não, muito comum, tudo mundo tem...amor de verão, não, acabamos de entrar no outono...amor de infância, esse as vezes eu dou de brinde nas escolas, pra incentivar as crianças a comprarem mais no futuro, mas não é o seu caso. Opa! Achei. Mas só uma perguntinha antes, você não é da vigilância fiscal é?

- Não, porque?

- É que esse aqui tem venda sob prescrição médica, mas ninguém leva isso a sério. Você vai gostar. Voilá: Paixão Fulminante. Muito bom. Intenso como você disse. Não é recomendado para pessoas com problemas cardíacos, o efeito é muito forte no início, mas passa rapidinho. O problema é que o uso excessivo acaba diminuindo o efeito de qualquer outro amor que venha eventualmente a ter. E aí¿ vai querer?

- Parece divertido, mas meio perigoso. Não tem algo que não comprometa tanto a saúde assim?

- Que não comprometa? quase tudo que tem aqui é sem compromisso. Temos namorico, flerte (ou Azaração, que é um produto da globo, dá no mesmo), paquera (nossa, sobrou desses da década de 60!), relacionamento aberto - esse eu tenho até vergonha de vender. Pra você ver, eu nem vendo os adicionais de nome esquisito em inglês e francês porque aí já é pouca vergonha demais. Mas nessa profissão a gente tem que ficar atento às novidades, senão acaba falindo.

- É, às vezes eu me sinto deslocado da galera por não ser tão moderninho quanto os outros.

- Não se preocupe, eu tenho algumas novidades tecnológicas interessantes. Aqui ó: o PAPA, versão beta XVI (Programa Avançado de Pesquisa Amorosa), desenvolvido pela Google e a Vatican corporation. Vem com um manual de técnicas de azaração virtual com dicas de como usar o “scrap secreto” e nicks sugestivos, além de um treinamento em obtenção de informações via orkut e uso simultâneo de várias janelas do MSN. Particularmente acho que é tudo uma jogada de marketing pra fazerem os jovens perderem seu tempo na Internet e evitarem de usar essa outra novidade - o “Ficar”. Parece que a Vatican co fez uma declaração contra o “Ficar”, dizendo que era perigoso, sendo mais seguro virar coroinha. Mas eles sempre arrumam brigas por nada, a última foi com as farmácias por venderem certos remédios.

- Certo, mas afinal o que é esse “ficar”?

- Ah, desculpa. É o seguinte, você compra esse aparelho, desenvolvido pela “Jáéou Jáéricsson”, aí você insere os créditos de beijos e vai gastando com todos que tem esse aparelho. O quanto mais conseguir gastar no dia melhor. Aí tem os planos +15, ou +25; tem também o plano “meu jeito” que facilita o uso em horários pré-determinados, manhã, tarde ou noite; tem o número predileto, apelidado de amizade colorida, mas só dá problemas, além de um monte de promoções.

- Puxa, sabe o que é¿ não me parece nada com o que eu estava procurando no início. Tenho medo de usar essas outras alternativas e acabar me contentando só com elas. Não queria ter de desistir tão cedo do amor verdadeiro.

- Entendo, meu jovem, mas não posso fazer nada. O amor verdadeiro foi feito pra durar a eternidade e está fora do meu poder prover isso pra você. Mas se quiser dar uma olhada na loja, fique a vontade, se achar algo que te interesse... estamos aí.

...

- Ei. Olha só, achei essa caixinha escrita Romeu e Julieta, me interessa muito, afinal, o amor deles pareceu-me bem intenso. O que é?

- É goiabada com queijo mesmo. Na verdade é só um brinde. Era isso ou olho da sogra. Sendo que casamento já ta em baixa aqui, achamos que poderia desestimular ainda mais a compra.

- Que pena.

- Que pena nada! Olha, o que aconteceu com Romeu e Julieta foi só mais um caso de overdose de Paixão Fulminante. E nem ficaram juntos no final, ou você acha que se matar resolve tudo? Meio dramático não¿ O amor verdadeiro é eterno e não traz morte, mas vida.

- Entendi. E esse outro “negocinho” aqui, esse triângulo amoroso¿ pra que serve?

- Sabe que eu não sei, nunca vi funcionar, mas sai muito. Pra falar a verdade, o amor quase nunca funciona, exceto o verdadeiro.

- Então pra que serve tudo isso?

- Com o tempo você vai perceber que nem tudo é feito pra funcionar, mas ainda assim é muito belo. Sabe de uma coisa garoto? Você me parece estar realmente interessado no amor. Eu estava guardando isso para alguém que realmente merecesse. Está aqui, meu último exemplar de amor sincero.

- Nossa! É lindo.

- Sim, porém muito frágil. O amor sincero é o que mais se aproxima do verdadeiro, aliás, muitas vezes até acaba se transformando em verdadeiro. Tudo depende de como você o trata.

- Vou levar. Quanto custa?

- Ah, não poderia cobrar nada de você. Primeiro porque é o primeiro que parece interessado de verdade e, portanto, merece esse amor; segundo porque não posso te dar garantia nenhuma de que esse amor funcione; e terceiro, porque, embora possa te dar muita felicidade, poderá trazer muita tristeza e dor caso não funcione. Às vezes ela nunca chega a passar completamente.

- Não importa, quero arriscar. Detestaria pensar que perdi de ter algo tão belo por medo de me machucar. Vou cuidar muito bem dele e tentar nunca estragá-lo. Mesmo que não venha a funcionar, vou carregar esse amor sempre comigo e lembrar sempre dele. E quando alguém me vir de olhos fechados, sorrindo à toa, nem precisará me perguntar o porquê. Além disso, você disse que ainda tem a chance de se tornar eterno.

- Bem, na verdade foi mais o meu lado vendedor que afirmou isso. Realmente não entendo muito bem disso. O amor eterno não é daqui, ele é... bem, eterno. Não dá pra encontrar ele em qualquer loja. É como se, sendo algo divino, tivesse que ter um pedaço do céu aqui na Terra pra poder encontrá-lo e eu não sei onde seria esse lugar, nem sequer se existe.

- Então vou fazer tudo pra encontrar esse lugar, nem que leve minha vida inteira. Nem que tenha que ir até o ponto final do Centenário - Campo Comprido.

- Se encontrar volte pra me contar.

- Vou agora mesmo. Muito obrigado por tudo. Mas só mais uma coisa que não entendo de jeito nenhum: se o Amor Eterno é algo tão maravilhoso, por que quase ninguém procura?

- Deve ser pelo custo.

- Quanto custa?

- Tudo.

domingo, 25 de maio de 2008

Peculiaridades na Visitação ao Templo


por Evelise Toporoski
A visitação pública ao Templo de Curitiba terminou no último sábado, mas as histórias que surgiram nessas duas semanas vão ficar gravadas na memória de quem esteve por lá trabalhando tanto na recepção, limpeza ou segurança.

Uma das histórias mais comentadas que ganhou os bastidores e suspiros das meninas foi do rapaz que levou a namorada ao tour e na Sala Celestial ele tira a caixinha de aliança do bolso e a pede em casamento. Belo gol.

Pelo lado de fora, quem não era pedido em casamento estava vendendo até os quadros de casa para aproveitar a leva de visitantes, que no total chegou a 41 mil. Ao redor, era possível encontrar bombons, cachorro-quente, lenços brancos e broche do Templo.

Estas são só algumas das lembranças. Tem outra história? Conte para nós!! É só postar.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Serão com Elder Bednar


por João AR Glovatiski e Evelise Toporoski


Quem esteve presente na ultima sexta-feira, 16 de maio, no serão dos institutos com o Élder Bednar na capela do Portão em Curitiba jamais vai esquecer a ótima experiência que teve, seja porque será lembrado como o rapaz que faz quatro meses que voltou de missão, a moça que tocou no Elder Bednar para ver se ele era de verdade, ou pelo bom espírito presente na reunião.

Nossa reportagem de forma exclusiva se infiltrou no coral dos institutos para poder estar mais perto do orador da noite, a visão do púlpito era impressionante, a capela do portão estava repleta de jovens e alguns mais maduros, todos ansiosos para poder aprender um pouco com uma autoridade geral.

Nós também estivemos infiltrados no meio do povão, sim, do seu lado, para saber quais as perguntas que queriam ser feitas, mas faltou uma pitada de coragem ou tempo. Se bem que provavelmente grande parte das perguntas foram respondidas pelo inspirado e bem humorado Apóstolo.

O Élder Bednar, embora já seja um vovô, com seus 56 anos poderia se passar facilmente por um dos membros adultos solteiros, pois como uma fisionomia jovem e usando de grande empatia e simplicidade com os presentes.

No domingo, o Apóstolo participou de uma Conferência de Estaca em Paranaguá. Quem esteve por lá pode postar aqui suas impressões.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Mórmons abrem seu 5.º templo brasileiro à visitação -



Matéria plublicada hoje no Jornal Gazeta do Povo o de maior circulação no Estado do Paraná a respeito da abertura da visitação ao Templo de Curitiba.

Construção do novo local sagrado da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dosÚltimos Dias demorou 2 anos

Após dois anos de obras, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida por Igreja dos Mórmons, abre para a visitação do público seu quinto templo construído no Brasil. A partir de amanhã, os curitibanos poderão visitar o templo, considerado pelos membros da Igreja como a “Casa do Senhor” e, portanto, o local mais sagrado de todos. “Aqui os membros aprendem mais a respeito do propósito da vida e fazem promessas sagradas de servir a Jesus Cristo e ao próximo”, explica o diretor de assuntos públicos da igreja, Fernando Assis. “As celebrações não são realizadas no templo, mas sim nas capelas que temos na cidade. O templo nunca abre aos domingos.”

Curitiba tem 25 mil fiéis

Para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, O Livro de Mórmon – Um Outro Testamento de Jesus Cristo é uma escritura inspirada por Deus, assim como a Bíblia. É por causa do profeta Mórmon que os fiéis ficaram conhecidos como mórmons. Em Curitiba, há cerca de 25 mil adeptos, no Paraná, 37 mil, e no Brasil, 1 milhão. Com cerca de 60 mil missionários, a igreja está presente em mais de 170 países, com 13 milhões de fiéis. O templo de Curitiba, erguido em área de 33 mil m2, é o 126º no mundo. No Brasil, há templos em São Paulo, Campinas, Recife e Porto Alegre. O próximo será construído em Manaus.

Embora a parte externa do templo seja muito semelhante a construções de igrejas católicas e protestantes, a parte interna não se parece em nada com às de outras religiões. O fiel, ao entrar, encontra-se no meio de um salão com cadeiras e sofás confortáveis, que faz a ligação com os demais ambientes.

Dentre as diversas salas com diferentes funções, duas chamam mais a atenção do visitante: a da fonte batismal e a sala celestial. Na primeira, os membros da igreja podem ser batizados em favor de antepassados já falecidos que não tiveram a chance de serem batizados antes de morrer. A fonte está sobre 12 bois que representam as 12 tribos de Israel, construída à semelhança do Templo do Rei Salomão. Já a sala celestial é um lugar de adoração, claro, alto, com muito dourado, onde o visitante é convidado apermanecer em silêncio para adorar a Deus. O silêncio é profundo e tenta causar uma sensação de paz.

No templo, também são celebradas as cerimônias de selamento, em que os noivos se casam não somente até a morte, mas para a eternidade. “A partir deste momento, tanto o casal quanto seus filhos estão selados para a eternidade”, diz Assis. “Criamos as famílias eternas.” Após o período de visitação, o templo será oficialmente dedicado no dia 1ºde junho, o que significa que, por ser um local sagrado, será permitida a entrada apenas dos fiéis da igreja. São esperadas até o dia 24, pelos menos, 60 mil visitantes.▄

PS: A foto da matéria foi tirada pelo Jonathan Campos principal fotografo da Gazeta do Povo que é membro da Igreja.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Uma noite de homenagens -


por João AR Glovatiski

A visitação publica ao templo de Curitiba começou essa semana, por enquanto ainda é fechada as autoridades e pessoas influentes do Estado.

Ontem como parte das festividades, teve no Circulo Militar do Paraná uma homenagem a algumas autoridades civis e militares pela ajuda que tem dado para a dedicação do templo.

O programa contou com a presença do Vice Governador do Paraná Orlando Pessuti (o Requião não foi, até então, era para ter ido) Vereador Zé Maria, Capitão do Cindacta, Diretor do Colégio Militar, a presidência de Área Elderes Didier, Ulisses Soares e Stanley G. Ellis.

O programa foi dirigido pelo Presidente Mario Costa, a cantora Phoenix Luz Costa abriu a cerimônia com um hino, e o coral com aproximadamente 600 pessoas cantou mais dois hinos. Foi passado um vídeo do projeto mãos que ajudam, o Elder Ulisses Soares fez um breve discurso e as autoridades foram homenageadas com uma placa, essas autoridades foram homenageadas algumas delas por emprestarem as dependências do Cindacta e do Colégio Militar para os ensaios da celebração.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Show de Talentos do Instituto São Lourenço -




Por Evelise Toporoski

Foi um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete - vários shows. Este conjunto de 'shows' aconteceu dia 19 de abril, na capela da Ala 2, organizado pelo Instituto São Lourenço. Foram convidados os amiguinhos do Portão para também assistirem aos 'shows'. Teve de tudo o que você pode imaginar, faça um esforço, imagine tudo mesmo.

Teve banda pop rock com composições próprias, meninas sozinhas cantando músicas bonitinhas, gente dançando tango, forró, fazendo piadinhas com aquele anão missionário e até cuspindo fogo (acredite se quiser). O show continuou com um pagodinho, meninas gritando, dançando e para encerrar alguns arriscaram umas músicas com violão e voz.

Quem esteve lá se divertiu, pelo show, ou pelos talentos.

Tirinhas MQC -

Clique na imagem para ampliar.




domingo, 4 de maio de 2008

MAS QUE COISA no Google -



Estamos ficando importantes! Um de nossos leitores nos enviou um recado falando que tinha encontrado o blog da Revista MAS QUE COISA digitando no Google revistamasquecoisa.

Para tirar a duvida tivemos que fazer uma busca também. Acreditem se quiser temos duas referências no site de busca do Google, basta digitar revistamasquecoisa tudo junto e lá está.

Mais uma de Padre Outubro -




Preocupado com o sucesso do Padre aventureiro de Paranaguá, o maquiavélico Padre Outubro aprontou mais uma das suas, mudou a direção dos ventos do litoral levando o Padre aventureiro oceano a dentro.

sábado, 26 de abril de 2008

Ícones da Língua Portuguesa -



Dois ícones da língua portuguesa Presidente Lula e Dr Pancinha se reúnem para debaterem as novas mudanças da língua, a ortografia, sintaxe, morfologia e a semântica nunca mais serão as mesmas depois desse encontro.

Tirinhas MQC -



Clique na imagem para ampliar.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Armandinho Responde





Sei que vocês estavam com saudades, então para a felicidades geral das biluzinhas estou de volta e sem demora já vou respondendo uma pergunta de uma nobre leitora.

Armandinho não tenho mais vontade de ir aos bailes, pois os rapazes aqui de Porto Alegre ficam todos segurando as paredes, o que eu faço?

Querida prenda do Rio Grande vou te dar duas sugestões:
A primeira é que tu deves conseguir uma retroescavadeira e derrubar as paredes; A segunda é que em vez de ficar esperando os tontos largarem as divisões de alvenaria, tu deves ir lá e conversar com eles (chamar ao arrependimento)duvido que com seu charme você não vai conseguir algo melhor que apenas uma dança. Há já estava esquecendo, em hipótese alguma prenda, dance com uma amiga para ver se consegue um par masculino, isso não dá certo e você acaba ficando com uma imagem de desesperada, e você não quer isso?


Agora vocês rapazes não tem escape, de uma maneira ou de outra vão acabar dançando, seja literalmente ou por não dançar, não venham reclamar depois quando forem convidados para serem padrinhos de casamento com aquela tia encalhada de um amigo seu.

domingo, 6 de abril de 2008

Lost After The Mission -


Em Breve...

Eles acabaram de sair de um avião, falam uma língua estranha (Chique!!!) e estão entregues a um mundo estranho e inóspito...

Em breve numa capela ou sede de instituto perto de vocês.

Lost after the mission.